O VALOR DA BOA RESPIRAÇÃO
Por mais resistência que o corpo tenha já mais ultrapassaríamos a marca de 4 ou 5 minutos; a pesar de seu valor incalculável muitos trocam a vida campestre pela poluição das grandes cidades, para conseguir uma renda melhor, as vezes resultando em doenças por respirar ar poluído.
Pois uma pessoa adulta necessita de 500 litros de ar puro por hora, porque o ar já usado torna-se viciado, obrigando os pulmões a trabalhar numa atmosfera desfavorável, que acabará por enfraquecê-los, deixando o organismo fraco.
* Nosso dormitório deve portanto ser ventilado de preferência com duas aberturas para dar corrente de ar, que de hora em hora, sejam renovados nada menos que 500 litros de ar; para purificar o sangue e fortificar os pulmões
* quanto menos pessoas dormirem num quarto é melhor para respirar.
* Nos lugares de trabalho, o ar deve ser renovado ou movimentado com auxílio de ventiladores elétricos. Essa medida higiênica garante maior quantidade e melhor qualidade de produção.
* Não convém permanecer imóvel por muito tempo numa corrente de ar forte e fria, nem expor-se numa quando se está suando muito.
* Não convém permanecer imóvel por muito tempo numa corrente de ar forte e fria, nem expor-se numa quando se está suando muito.
* Evitar fumaça de cigarro em casa ou local de trabalho, para não contaminar o ar.
Medidas simples que resultam numa boa saúde, e o organismo ter mais resistência e força para praticar os exercícios físicos.
Também a alimentação influi muito no aparelho respiratório, pois certos alimentos como leite ou ovos, podem desencadear crises asmáticas: outros, como a cebola e o alho, combatem a bronquite: as frutas e hortaliças ricas em beta-caroteno protegem contra o câncer de pulmão.