Muitas pesquisas confirmaram que as fibras provindas da alimentação são capazes de se ligarem aos referidos compostos cancerígenos e os levaram para fora do organismo junto com as fezes. Pois a fibra que os cereais integrais proporcionam acelera o trânsito intestinal.
Isto jamais significa que o simples uso de fibras abate a zero a possibilidade de surgir o câncer. Mas já é grandemente vantajoso, pois reduz representativamente essa possibilidade.
ONDE ENCONTRAMOS AS FIBRAS?
* Encontramos as fibras nos cereais integrais, verduras e frutas cruas.
* Cereais refinados, açúcar, laticínios e carnes são deficitários neste problema, mas em outros muito importantes ao equilíbrio alimentar.
Dentre os cereais integrais, um dos que se destacaram no experimento, no que diz respeito à capacidade de transportar compostos cancerígenos ao exterior, foi o sorgo. Pois os cereais integrais também contém fitatos, que são ácido fítico é concentrado principalmente na casca de castanhas, sementes e grãos.
No entanto em alguns alimentos como o milho não há tal concentração na casca, mas estando em todo o grão, desta forma em geral, a versão integral é rica em fibras insolúveis, tende a conter o teor maior de ácido fítico, os quais embora reduzindo um pouco a absorção do ferro e do zinco, também atuam como anticancerígenos.
Nas fibras existem várias qualidades de açúcares (polissacarídeos) classificados como celulóticos, que se encontram nas frutas e hortaliças, suas substâncias principais usadas no combate à dificuldade de evacuar.
Pois as fibras vencem este mal ao serem introduzidas no aparelho digestivo, as matérias fibrosas garante transito, e o de outros nutrientes, não permitindo que eles parem em locais não adequados obrigando os detritos alimentares presentes nos intestinos a unirem-se aos bolos fecais que lançados ao meio exterior.
Este processamento das fibras no interior da tubulação digestiva funciona como uma varredura à procura dos menores resíduos alimentares, provocando a chamada limpeza intestinal, evitando a prisão de ventre.
O QUE CAUSA O NÃO CONSUMO DE FRUTAS E VERDURAS NA SAÚDE:
Se não alimentarmos destes polissacarídeos 'IN NATURA', as matérias gordurosas e os resíduos alimentares se alojam no interior do tubo digestivo, impedindo a absorção dos complexos nutritivos e o funcionamento normal dos órgãos intestinal, em intervalos demorados ou com muita dificuldade de evacuação.
Pois o prazo médio normal é de 12 a 24 horas, acima dese tempo fica caracterizada a prisão de ventre.
DEVEMOS EVITAR:
*Evitar os alimentos antinaturais e descorticados.
*Evitar o açúcar refinado.
*Não comer somente pão branco, mas sim integral também.
*Não fazer uso continuo de macarrão, bolachas e biscoitos... de farinha branca.
Por isso o ser humano precisa fazer uso abundante de frutas, verduras e cereais integrais, para evitar as doenças causadas por mal alimentação.
É válido salientar que as fibras somente desempenham bem suas funções vitais de higiene intestinal, quando digerida na boca, através de uma boa mastigação. Pois se não mastigar sua dureza é mantida e seu trabalho medicamentoso não terá efeito.