A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA SAÚDE

Imagem
   A água é o  liquido mais precioso na vida do ser humano, ou de qualquer outro ser vivo, considerando  que o nosso corpo é semelhante a uma máquina, é interessante que a conservamos sempre bem regulada, principalmente tomando muita água, para o bom funcionamento intestinal e também dos rins.    Quando há falta de água em nosso corpo aparecem muitos distúrbios clínicos, entre eles falta de apetite, prisão de ventre e dispepsia, e muitas vezes o chamado 'peso no estômago'.   A necessidade de água no organismo varia de indivíduo para indivíduo de acordo com as condições climáticas, calor ou frio e também com o estado de   saúde de cada um, no entanto sempre recebemos benefícios desse líquido; 'Na Saúde ou doença à água é o melhor remédio que devemos usar diariamente, se desejamos diminuir nossa visitas aos ambulatórios, hospitais e farmácias.                         ...

PROBLEMAS DA OBESIDADE

    A obesidade vem do acúmulo exagerado de gordura no corpo, formado por problemas glandulares, ou gastrointestinais e por erros alimentares. Principalmente nas mulheres, com período pós-parto e a menopausa também favorecem a retenção de gordura pelo organismo. 
   A obesidade é uma condição patológica caracterizada por um anormal excesso de peso corporal de acordo os valores que se consideram normais para um determinado tamanho. Esta maior abundância de células gordurosas, chamadas de adipose, acumulam gordura; para que se produza  a obesidade é necessário um desajuste entre a quantidade de energia armazenada no organismo e a que se consome.   



         DE ONDE VEM ESTAS GORDURAS?       



   Vem dos alimentos, especialmente daqueles ricos em gordura como os azeites e as manteigas. No entanto, o organismo também pode produzi-las a partir dos hidratos de carbono se forem ingeridos em quantidades excessiva e inclusive a partir das proteínas, ainda que a ingestão destas seja mais rara.
               

                          QUE FUNÇÃO TEM A GORDURA EM NOSSO CORPO?

  A gordura atua como isolante térmico de nosso organismo e é também, sua reserva energética em caso de falta de alimento.


   PODE-SE SABER A QUANTIDADE DE ENERGIA QUE O ORGANISMO NECESSITA?

   É possível conhecê-la com bastante precisão. Naturalmente as necessidades energéticas variam em função da idade, sexo e atividade. Em termos gerais, pode-se dizer que as necessidades calóricas referidas ao peso ideal teórico são as seguintes:

* Um homem adulto precisa de 35 a 40 calorias por Kg de peso por dia.

* Uma mulher adulta de 30 a 35 calorias por kg de peso por dia.
   Estas quantidades são superiores na adolescência e na infância, variando de acordo com as atividades realizadas.


                              QUANDO SE DIZ QUE UMA PESSOA É OBESA?

   Quando seu peso é superior ao ideal teórico correspondente. Este aumento de peso deve corresponder a uma acumulação excessiva de gordura, não de água. 

  Nos casos em que o excesso é inferior a 10 por cento, considera-se que a obesidade é leve ou discreta. Se alcança valores compreendidos entre 11 e 25 por cento, a obesidade é moderada, quando oscila entre 26 e 50 por cento, pode-se dizer que a obesidade é extrema.


                                             A OBESIDADE É FREQUENTE?

   Calcula-se que padecem 50 por cento da população de mais de 50 anos nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento.
  Atinge, especialmente, pessoas de nível sócio-econômico baixo, cuja dieta baseia-se nos hidratos de carbono (farinha, féculas), alimentos mais baratos que as proteínas.


                          É ACONSELHÁVEL QUE AS CRIANÇAS SEJAM MAGRAS?


    Sim, pois isto evita a excessiva multiplicação das células acumuladoras de gordura que tem lugar entre 2 e 16 anos. Desta forma, se produz obesidade durante a idade adulta, é mais fácil de combater.




                                    QUE TIPO DE OBESIDADE EXISTEM?

   Existem dois tipos fundamentais:

* Idiopática ou essencial- devida a constituição física de cada pessoa.

* Sintomática, que divide-se em exógena- devido a super-alimentação e sedentarismo, e a endógena- devido a prolemas hormonais.



                                   QUAIS SÃO AS SUAS CAUSAS?

   A mais frequentes são a superalimentação e a falta de exercícios. Existem também causas neurológicas, devidas a lesões do hipotálamo,  onde estão as glândulas endócrinas, como a síndrome de Cushing (excesso de funcionamento das glândulas suprarrenais), que produz uma distribuição típica de gordura no rosto, tronco e abdômen, com magreza nas extremidades; o hipotiroidismo (pouca atividade das tiroides), e a excessiva secreção de insulina que parece como consequência de certos tumores pancreáticos. Nas mulheres menopáusicas.


              PORQUE ALGUMAS PESSOAS QUE COMEM POUCO SÃO OBESAS?

   A obesidade depende tanto da quantidade de alimentos que se ingerem como de seu conteúdo energético. Uma alimentação rica em gorduras, açúcares e féculas conduz com maior frequência a obesidade que está constituída por alimentos cujo conteúdo energético é mais alto.

   
                       QUE PROBLEMAS COSTUMA CAUSAR A OBESIDADE?

   Variam de acordo com o grau, idade e o sexo da pessoa atingida. Nos casos leves costuma causar poucos problemas, como uma certa dificuldade respiratória, ao se fazer esforços e dores nos joelhos ou seja baixa resistência física. Se a obesidade é mais intensa, apresentam-se problemas como:

* Psicológicos- sentimento de inferioridade, depressão, cansaço e diminui-se a capacidade que o pulmão tem para expandir-se, com o que aumenta a frequência de bronquite e de asma.

* Obesidade extrema- produz-se uma retenção de anidrido carbônico, que diminui a proporção de oxigênio tendo folego curto e gera sonolência ou sensação de fadiga. Este tipo de obesidade costuma dar lugar também:

Arteriosclerose, diabetes, infecções do sistema venoso, varizes, flebite, hemorroidas, doenças da bexiga, rins trombose, problemas digestivos, complicações cardíaca, prisão de ventre e dores nos joelhos, tornozelos e coluna vertebral. A pele fica mais grossa e são frequentes as infecções por fungos nas zonas que se roçam, dobras submamárias e pélvis. Nas mulheres costumam-se produzir problemas menstruais. 



COMO CONSEGUE-SE BAIXAR O CONSUMO CALÓRICO DA ALIMENTAÇÃO?

   Através de uma dieta que estabeleça o máximo de 1.000 calorias por dia. O número de calorias pode aumentar ou diminuir ligeiramente de acordo coma atividade física que realiza. Nestas dietas separam-se os alimentos da seguinte forma: 
* 75 g de proteínas e 45 de gorduras. 
   Nenhuma dieta de emagrecimento deve ter menos que 0,8 a 1 g de proteínas por quilo de peso ideal por dia. 15 ou 20 por cento das proteínas devem ser de origem animal.


  
             DIZ-SE QUE FRUTA NÃO ENGORDA. PODE-SE COMER EM GRANDES QUANTIDADES?

   É uma crença muito comum mas não é verdadeira. Algumas frutas contém grande quantidade de hidratos de carbono que são: banana, uva, castanhas etc. devendo-se evitar sua ingestão. Outras como: o melão, cerejas, ameixas e tangerinas devem ser tomadas em quantidades moderadas.           

  
               CUIDADOS SIMPLES PARA COMBATER  A  OBESIDADE:

   a) Beber água pura e fresca em abundância. A recomendação média é de 2 litros por dia. Pois a água fará um trabalho de lavagem dos tubos gastrointestinais, desimpedindo-os e facilitando a absorção das substâncias úteis presentes nos alimentos e eliminando o imprestável. Além disso, ele estimulará o trabalho dos rins, que precisam funcionar plenamente para eliminar o excesso de líquidos no organismo.

   b) Praticar caminhadas, se possível pela manhã ao ar livre. Pois além de estimular a eliminação de líquidos através do suor e queimar calorias, as caminhadas também estimulam os intestinos, facilitando a digestão dos alimentos a eliminação das substâncias inúteis.

   c) Evitar usar alimentos artificiais, industrializados e processados. Substitua-os  por alimentação natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais, e ricos em fibras.


   d) Coma com moderação mesmo os alimentos saudáveis. Pois as coisas boas, quando em excesso, tornam-se prejudiciais.

   e) Estabeleça horários regulares para alimentação. Pois um adulto sadio necessita apenas de 3 refeições diárias. Entre as refeições, não coma doces, bolos, bombons, salgadinhos etc. Beber apenas água pura e sucos de frutas naturais.

   f) Suspender o uso de café, fumo e bebidas alcoólicas. Pois estas substâncias abalam o sistema nervoso e criam a ansiedade que leva muitas pessoas a comerem fora de hora.

   g) Não ingerir sucos, refrigerantes ou água junto com alimentos sólidos. Pois este hábito prejudica a digestão.

   h) Evitar sobremesas e preparações doces após as refeições compostas de cereais, leguminosas e hortaliças.

   i) Usar chás digestivos periodicamente.

   Porém, quando a obesidade torna-se um problema crônico para o paciente, é necessário que um médico endocrinologista determine a causa da doença e prescreva o tratamento adequado.


               VEJA MAIS:   
                                                                                                                                                                                                                   
AS CAUSAS DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
COMO COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL?

          
                                                                    
   

Postagens mais visitadas deste blog

COMO TRATAR CADA TIPO DE PELE NO INVERNO?

"COMO PREVENIR A ACNE"