A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA SAÚDE

Imagem
   A água é o  liquido mais precioso na vida do ser humano, ou de qualquer outro ser vivo, considerando  que o nosso corpo é semelhante a uma máquina, é interessante que a conservamos sempre bem regulada, principalmente tomando muita água, para o bom funcionamento intestinal e também dos rins.    Quando há falta de água em nosso corpo aparecem muitos distúrbios clínicos, entre eles falta de apetite, prisão de ventre e dispepsia, e muitas vezes o chamado 'peso no estômago'.   A necessidade de água no organismo varia de indivíduo para indivíduo de acordo com as condições climáticas, calor ou frio e também com o estado de   saúde de cada um, no entanto sempre recebemos benefícios desse líquido; 'Na Saúde ou doença à água é o melhor remédio que devemos usar diariamente, se desejamos diminuir nossa visitas aos ambulatórios, hospitais e farmácias.                         ...

"CAUSAS DA DEPRESSÃO"

   Na maior parte dos casos, não se conhece a causa, embora possam influenciar em seu surgimento fatores distintos, como a existência de algo que leva a se envolver à melancolia, herança familiar e também a constituição física. A depressão é um estado patológico em que se gera uma diminuição geral de toda a atividade psíquica, constitui um dos sintomas mais freqüentes em psiquiatria, tanto em doenças físicas quanto nas mentais.
      

                         COMO SE MANIFESTA A DEPRESSÃO?





    A depressão se  manifesta pelo surgimento de pertubações do estado de ânimo, que produzem uma tristeza sem causa e uma visão pessimista das coisas, seguida de idéias de desprezo e compaixão em relação a própria pessoa, sendo mais freqüente na idade média da vida.




           DE QUE MANEIRA EVOLUÍ A CRISE DEPRESSIVA?

  Seu início pode ser lento, embora algumas vezes, se manifeste também de um modo brusco, a pessoa tem o olhar perdido, fica triste e chora repetida vezes ou frequentemente  sem motivo. Sua atitude é passiva, queixa-se constantemente de cansaço, e qualquer pequena atividade cotidiana lhe parece um grande esforço. Busca motivos para sua tristeza em qualquer frase ou ação alheia a outra pessoa. A medida em que evolui o quadro, o sentimento de ansiedade vai tornando-se depressivo,   aumentando sua desvalorização e não vê mais nada além de desolação e ruína.
   Em fases avançadas, pode apresentar-se um tempo de suposta melhora, em que a pessoa parece estar longe da tristeza; mas é o momento em que o doente requer maior vigilância, porque provavelmente escolherá prejudicar sua vida, até mesmo se destruindo.

                            TIPOS DE CAUSAS DEPRESSIVA: 

  1- Causas Físicas:

   Privação de sono, falta de exercícios físicos, pós-adrenalina, efeitos colaterais de determinados medicamentos, doenças ou uma dieta imprópria. Exemplos:


a) Privação do sono: A insônia é um dos primeiros sintomas que se manifestam e um dos últimos que desaparecem. Pode ser uma insônia resistente aos medicamentos também.

b) Falta de exercícios físicos: Quando o corpo não se movimenta, o sedentarismo acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos, resultando em possibilidade de ter uma depressão, por não conseguir realizar mais certos movimentos necessários do dia-dia.

c) Pós-adrenalina: Depressão de causa fisiológica, que frequentemente acomete pessoas que experimentam tensão emocional elevada recente.

d) Doenças físicas: Quando a tristeza que acompanha o luto e a solidão tende a inibir o sistema imunológico, deixando o organismo à contrair doenças oportunistas. devido imunidade baixa.

e) Atividade sexual é afetada? É frequente uma sensível diminuição do apetite e da potência sexuais. Na mulher, podem acontecer interrupções nos períodos menstruais ou menstruações dolorosas.

2- Causas psicológicas:


    São fatores psicológicos de desenvolvimento, interpessoais, espirituais e outras influências não físicas são a causa de muitos problemas depressivos. Exemplos:

a) Causas ligadas à própria vida e a família: Com acontecimentos importantes passados na infância, ou em qualquer fase do desenvolvimento humano, ligado ao contexto familiar, podem levar a depressão, num momento próximo ao fato em si ou muito tempo depois.

b)Estresse e perdas importantes: É bem conhecido que o estresse da vida pós-moderna estimula o surgimento da depressão, principalmente quando nos sentimos ameaçados ou quando somos afetados por perdas, na área financeira ou de entes queridos.

c) Desespero diante da impotência: É frequente alguém ficar deprimido quando se sente impotente para resolver problemas que surgem, quando entende que não há nada que possa ser feito para aliviar seu sofrimento.

d) Pensamentos negativos:  Os pensamentos de uma pessoa, muitas vezes, determinam o modo como ela se sente. Pois as pessoas deprimidas têm pensamentos negativos sobre o mundo e as experiências de vida, sobre si mesma e sobre o futuro.

e) Ira não tratada: Um ponto de vista antigo e amplamente aceito sugere que a depressão aparece quando sentimentos de ira são guardados no coração e se voltam contra a própria pessoa. Deve ser por isso que somos exortados a não deixar a ira passar de um dia para o outro sem o devido tratamento.

f) Pecado e culpa: Quando uma pessoa percebe que pecou, ela se sente culpada. Se ela não tratar o pecado e a culpa adequadamente, isso pode desencadear um processo de depressão. Pois o tratamento adequado é o arrependimento. Mas quando a pessoa já está deprimida, ela precisa´que alguém lhe diga isso, com ajuda de psiquiatras, psicoterapeutas e conselheiros cristãos.

g) Baixa autoestima, solidão e isolamento: Quando a pessoa está desanimada, desmotivada e entediada com a vida, autopiedade, falta de confiança em si mesma, forte desejo absurdo de se afastar das pessoas, sentimento de incapacidade gerando infelicidade e se se sentindo para baixo sem esperança, criticas de si mesmas e sem entusiasmo para nada.


      "COMO PODEMOS VENCER A DEPRESSÃO?"

   São raras as pessoas que nos problemas da vida conseguem dominar suas atitudes privando-se da irritação, dos anseios, da inveja, dos sentimentos de culpa e de inferioridade, da competição e do medo.
   Muito mais que vencer na vida e tornar-se um herói popular, é dominar os desejos de engrandecimento próprio que visam satisfazer, que não passam de vaidades. 
   Um método importante para não entrar em depressão é o sentimento de amor entre as pessoas, pois se desejamos viver abundantemente e sem problemas emocionais é preciso que amemos os nossos semelhantes como a nós mesmos. Pois muitas vezes são as causas de pessoas tentarem suicídio, por não terem quem o ame de verdade. 
   Quando a pessoa sente que tem amigos em suas relações sociais, a vida permanece nele, 'porque viver é amar'.

                   DICAS:

      


*Durma regularmente de 7 a 8 horas por noite. E os pensamentos devem ser os mais nobres possíveis para evitar a insônia.

*Não trabalhe mais que 9 horas por dia, exceto nos programas inesperados, onde a emergência é vital.

*Evite os pensamentos de ansiedades nos horários determinados para as refeições, e após.

*Caminhar no mínimo 20 minutos. Esse tempo é bom para tranquilidade física e mental.

*Não participe de disputas pessoais em casa, trabalho, escola ou igreja. Seja você mesmo, considerando sempre que o caráter é o mais importante.

*Os passeios semanais aos campos e áreas verdes auxiliam na busca do equilíbrio psíquico e na produção de endorfina, 'hormônio da alegria'.

*Procure sempre enxergar nos outros as boas qualidades que julga ter em si mesmo.

*Aceite críticas construtivas sobre a sua pessoa, mesmo que tais opiniões simbolizem muitas vezes o esvaziamento do seu ego. Se dialogar sobre elas, pense com humildade.

*Evitar o uso de medicação diária para dormir, drogas das mais complexas, tornando-se dependente muitas vezes sem necessidade. Pois tentar acalmar o poder da mente dessa forma, poderá ficar mais  doente, atacando o sistema nervoso. Livre-se delas.

   Em geral, os deprimidos têm tendência para consumir doces refinados (bolos, balas, chocolates etc.), com pouco valor nutritivo, também por produtos com gorduras saturadas (embutidos e outros derivados de carne). Pois todos esses produtos podem agravar a depressão e levando o doente  entrar em um círculo vicioso.

 

            QUANTO TEMPO DURA UMA DEPRESSÃO?



   Sem tratamento, dura em média entre dois e quatro meses, quando as crises agudas ficam muito próximas e os períodos de tranquilidade encurtam, o mais provável é que poderá durar  mais tempo. Também varia segundo o caráter do doente depressivo, é mais duradoura e profunda em pessoas depressivas. 
   Há evidência de tipos de depressão que acometem os membros de uma mesma família e podem ter origem genética. Isso é difícil de comprovar de forma conclusiva, e os relatórios das pesquisas são, as vezes, contraditórios, outras pesquisas encontram uma ligação entre a depressão e a química do cérebro, que pode ser curada por medicamentos antidepressivos.
   Apesar de muitas pesquisas nessa área, os cientistas ainda não sabem se são os pensamentos depressivos que provocam alterações bioquímicas ou é um desequilíbrio químico no cérebro que provoca a depressão. Por isso cabe a necessidade de cuidarmos bem do nosso corpo, mente e espírito, principalmente colocar Deus na frente de tudo em nossas vidas e agradecer todos os dias simplesmente pelo fato de ele ter dado a nossa existência neste mundo. Somente assim encontraremos um sentido na vida e o caminho para a paz, felicidade e sucesso em todos os sentidos.
   
           VEJA MAIS:


        
COMO PREVENIR O ESTRESSE
            
             

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS DA OBESIDADE

COMO TRATAR CADA TIPO DE PELE NO INVERNO?

"COMO PREVENIR A ACNE"