A reação alérgica cutânea por cosméticos consiste no surgimento de uma série de manifestações produzidas como consequência da aplicação sobre a pele de uma determinada produto de capacidade alérgica.
QUE MECANISMOS A GERAM?
O fator desencadeante é um componente cosméticos, que ao ser aplicado sobre a superfície cutânea, combina-se com proteína localizada na epiderme. O conjunto cosmético-proteína desencadeia a formação de anticorpos por parte do organismo, atuando, por esse modo como um verdadeiro antígeno. A reação antígeno-anticorpo que tem lugar é a responsável pela reação alérgica.
QUANDO OCORRE A MANIFESTAÇÃO ALÉRGICA?
Ocorre sempre depois de uma primeira exposição ao produto, que passa sem cuidados. Depois do primeiro contato, o organismo sensibiliza-se e fabrica anticorpos contra ele, os quais reagirão nas sucessivas aplicações.
QUE MANIFESTAÇÕES SURGEM COMO CONSEQUÊNCIA DA ALERGIA?
Em primeiro lugar, inchaço e avermelhamento da área afetada, que pode chegar a produzir vesículas e crostas. Ambos os casos costumam acompanhar-se de prurido.
DE QUE DEPENDE A GRAVIDADE DA ALERGIA?
Depende da quantidade do produto sensibilizante que possui o cosmético, da quantidade de cosméticos que se aplica-se a cada vez e do tempo que é usado.
QUAL A DURAÇÃO DA ALERGIA?
As alergias por contato costumam ser muito duráveis e podem converter-se em graves, quando se continua aplicando o produto causador sobre a área danificada.
A ALERGIA DURA TODA VIDA?
Sim, uma vez o organismo sensibilizou-se pela substância, é sempre alérgica a ela.
ESTAS INFECÇÕES PODEM CONTAGIAR?
O contágio não pode afetar a quem não está sensibilizado ao produto, mas pode estender-se a infecção a outras partes do corpo, se é tocada repetidamente com os dedos infectados.
QUE TIPO DE COSMÉTICOS PODEM PRODUZIR ALERGIA?
Em teoria todos, já que é possível que a origem, tanto as substâncias naturais como as químicas. A alergia pode ser causada por um simples creme de mãos, como pelo cosmético mais sofisticado do mercado.
PODE-SE SER ALÉRGICO A VÁRIOS COSMÉTICOS?
Logicamente, sim; pode-se ser alérgico a todos aqueles que contenham substância a que a pessoa é alérgica, inclusive a outras substâncias quimicamente parecidas.
COMO PODEMOS SABER SE UMA LESÃO NA PELE É ORIGINADA POR UM COSMÉTICOS?
Em geral, somente podemos suspeitar devido a sua localização (rosto, pescoço, mãos). O médico é que indicará o produto que pode causá-la e o certificar por meio de testes.
QUE DEVEMOS FAZER SE APARECE UMA ALERGIA PRODUZIDA POR COSMÉTICOS?
Deixar de usar todos aqueles produtos que costumamos aplicar nas áreas afetadas até que o médico indique qual é causador da alergia e estabeleça o tratamento adequado.
QUE OUTROS CONSELHOS SÃO ÚTEIS?
Não coçar a área afetada, toca-la o minimo possível e protege-la convenientemente antes de realizar qualquer ação ou trabalho que possa irrita-la.
A ÁREA AFETADA PODE SER LAVADA?
Sim, mas deve-se fazê-lo com sabonete suave que não tenha enxofre nem perfumes, usando água morna e secando a zona afetada com muita delicadeza.
AS ALERGIAS DESTE TIPO DEIXAM ALGUM SINAL NA PELE?
Não, a não ser que se tenha coçado ou machucado muito a área afetada. Em casos de manifestações alérgicas devido ao uso de cosméticos, deve-se procurar um especialista para análise do produto, haja vista o fato de os fabricantes não revelarem a fórmula de seus cosméticos.
VEJA MAIS: