As enfermidades ou alterações das unhas são conhecidas com o nome genérico de onicólises, que refere-se ao deslocamento da unha do leito da unha a partir da ponta ou dos lados, ocorre especialmente no dedo anelar. Podem dividir-se em alterações inflamatórias e não-inflamatórias.
DICA:
Alterações inflamatórias: devem-se geralmente à presença de germes (bactérias ou leveduras) na ranhura subungueal, que fica por baixo da unha e que penetram através de uma descontinuidade da epiderme originada pela ruptura de um pedaço da pele imediata às unhas da mão, por um traumatismo (como os produzidos pela manicure) ou por uma irritação crônica (por exemplo, a ocasionada por exposição excessiva na água e nos detergentes).
A infecção pode afetar a própria unha (onixe) de inflamação da pele em torno das unhas dos pés que se manifesta escoriações chamadas de unhas encravadas, ou as partes macias circuncidadas (perionixe) que é o processo inflamatório agudo dos tecidos causado por bactérias, e tanto em um como em outro caso, é muito doloroso e tende a expelir pus em consequência da inflamação.
A unha pode atrofiar-se, ficando reduzida a uma capa muito fina.
Alterações não-inflamatórias: Costumam afetar o volume das unhas e podem produzir hipertrofia ou aumento do tamanho da unha, e atrofia, ou diminuição de seu tamanho.
No primeiro caso, a unha pode alcançar um volume de duas ou três vezes superior ao normal, apresentando nas margens livres uns vão de coloração mais escura, ocasionados por nutrição vascular imperfeita na raiz da unha. As atrofias podem originar-se de um defeito na queratina; neste caso as unhas aparecem fracas, feridas ou cortadas.
O QUE SÃO AS ONICOFIMIAS?
São um tipo de alteração inflamatória produzida por um fungo parasita do mesmo tipo que os que originam a micose dos cabelos. As unhas se tornam brancas e quebradiças; a casca pode separar-se e a unha ficar destruídas.
QUAL A CAUSA DE UNHA ENCRAVADA OU UNHEIRO?
São o crescimento excessivo ou devido ao mal cuidado como (corte defeituoso), penetra nos tecidos próximos, lesando-os. É altamente doloroso e pode infeccionar-se com facilidade, costuma afetar o dedão do pé, seu tratamento é cirúrgico.