O exercício físico pode-se definir como o resultado do funcionamento do aparelho locomotor, entendendo como tal, o conjunto de ossos, músculos e articulações que intervém nos movimentos.
Que se realiza-se devido à ação dos músculos estriados, que são massas dotadas de contração, propriedade que lhe permite a capacidade de desenvolver movimentos.
O EXERCÍCIO É NECESSÁRIO PARA O CORPO?
Sua prática é extraordinariamente benéfica para a saúde, sempre que realizada em boas condições.
No entanto, atualmente não se realiza o exercício físico necessário devido, sem dúvida, à crescente mecanização do trabalho e ao uso generalizado do automóvel próprio ou dos transportes públicos.
A falta de exercício conduz a uma atrofia do corpo e produz alterações no equilíbrio anímico e a hipersensibilidade diante da dor.
COMO REAGE O ORGANISMO DIANTE DO EXERCÍCIO FÍSICO?
A contração dos músculos é possível devido a que estes queimam a reserva energética que contém (glicogênico), a qual recebe através do sangue.
A oxidação do glicogênio produz a energia que utiliza o músculo para contrair-se durante a realização do esforço, aumenta-se a quantidade muscular de oxigênio e de glicogênio, com o que a frequência respiratória fica mais elevada, o ritmo cardíaco mais rápido e o fluxo sanguíneo ao músculos mais intenso.
Ao utilizar o glicogênio, produz-se uma reação metabólica que desprende calor, que resulta prejuízos para o corpo se não for eliminado. Para evitá-lo, os vasos sanguíneos que vão à pele, se dilatam, aumentando a sudação; tanto o aumento da frequência respiratória e o latejar cardíaco, como a sudação, devem-se considerar como fenômenos compensadores por parte do organismo.
QUE VANTAGENS OBTÊM-SE DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO?
As vantagens são múltiplas, especialmente se se praticam durante a juventude, já que é neste período de vida que se consegue o maior desenvolvimento da caixa torácica, com o conseguinte aumento da capacidade pulmonar.
O exercício físico contribui no desenvolvimento dos músculos respiratórios e exerce efeitos positivos sobre o coração e o aparelho circulatório. No indivíduo treinado, o coração aumenta de volume e diminui a frequência do ritmo cardíaco, devido a isto, seu rendimento durante o exercício é superior.
EM QUE CONSISTE O TREINAMENTO?
Consiste na prática repetida de determinados exercícios, o que origina uma série de modificações no organismo que dão lugar a um aumento da força devido ao desenvolvimento da musculatura e a uma maior resistência ao cansaço devido ao aumento de tamanho do coração e da caixa torácica. O treinamento permite ganhar agilidade, precisão e segurança na realização doa movimentos.
O QUE CAUSA O EXCESSO DE TREINAMENTO?
O excesso acarreta um estado de cansaço crônico que produz:
* Dores difusa nas costas e abdômen.
* Hipertensão.
* Perda de memória.
* Alterações do sono e do humor.
* Estado psíquico de depressão.
* Inflamações nos tendões, na epífise do osso, etc.
EM QUE CONSISTE O CANSAÇO?
Na diminuição da capacidade para realizar um esforço, derivado de uma realização prévia da tarefa. No surgimento desta, tem que se destacar o esgotamento das reservas energéticas do organismo e a acumulação de substâncias nocivas para o corpo que se produz durante a utilização do material energético. Existem vários fatores como o treinamento e a torcida do público nas competições que atrasam o surgimento do cansaço. Existem outros fatores, como o calor, a umidade, a altura, a idade e o sedentarismo que a produzem. Se o cansaço tem caráter agudo, desaparece facilmente, se é crônico sua cura é mais lenta.
A MULHER PODE REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A MENSTRUAÇÃO?
Não existe nenhum inconveniente para isto, inclusive no caso de esportes aquáticos. No entanto, muitas mulheres suspendem durante estes dias a prática de qualquer exercício devido aos incômodos próprios da menstruação.
A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS TRAZ ALGUM RISCO?
Os riscos que trazem dependem, por um lado, do tipo de exercício que se realizam, e por outro, as condições físicas do esportista. Em geral, são característicos os traumatismos e as fraturas de ossos, assim como a ruptura ou distensão de tendões e fibras musculares.
Entre as alterações especificas de alguns tipos de exercícios, podemos citar o caso dos tenistas, que apresentam um processo inflamatório do sosso do braço (úmero) que chama-se epicondilite, inflamação que obriga a pessoa a suspender o esporte. Também os trabalhadores do campo sofrem com frequência de lumbago e ciática pelo fato de estarem abaixados muitas horas do dia.
Pois o exercício físico moderado é conveniente em todas as idades, porém é de grande importância a uma avaliação adequada antes do início de práticas desportivas, sem a qual há chances de maior risco do que benefícios.
VEJA MAIS: