A insolação é um conjunto de fenômenos que desenvolvem-se no organismo quando se eleva a temperatura corporal, devido a uma alteração dos mecanismos nervosos reguladores da mesma, a que se deve a exposição prolongada a os raios solares.
Uma excessiva exposição ao sol também podem-se fazer sentir causadas pela luz fria, quando os raios refletem sobre o gelo, a neve ou a água. A maior frequência e intensidade das insolações observa-se durante o verão, entre as pessoas que frequentam as parias.
Este problema é mais frequente em crianças, pessoas de idade, pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, pessoas fisicamente cansadas e mal nutridas e em alcoólatras. Entre os fatores ambientais, destaca-se a elevada temperatura acompanhada de umidade e de uma pequena velocidade do vento.
QUEM COSTUMAM SUAR POUCO SÃO MAIS PROPENSAS A SOFRER DE INSOLAÇÃO?
Sim, uma vez que o suor regula a temperatura corporal quando a temperatura externa eleva-se. As gotas de suor depositadas sobre a pele evaporam-se tirando do corpo uma quantidade importante de calor. Por sesse motivo, as pessoas com pouca capacidade de suar têm menos facilidade para adaptarem-se a elevações da temperatura ambiental.
QUE CONSEQUÊNCIA TÊM O AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL PARA O ORGANISMO?
O aumento excessivo da temperatura corporal interfere com as atividades normais das células, especialmente as nervosas, que são mais sensíveis qualquer mudança anormal que se produza no organismo.
Além das lesões devidas à ação direta dos raios solares sobre a pele, o paciente experimenta inicialmente:
* Vertigens.
* Náuseas.
* Vômitos.
* Sensação de opressão precordial (cardíaca aumenta).
* A frequência respiratória aumenta.
* Contrações e cãibras musculares.
* Problemas de visão.
Posteriormente encontra-se angustiado, sonolento e congestionado, com a pele quente e seca. A temperatura corporal sobe para 40-41°C, podendo chegar a fatal aos 44°C. Nos casos graves sobrevém convulsões, assim como colapso cardio circulatório que, se não tratado de forma imediata, provoca a morte.
É preciso levar imediatamente o paciente a um serviço médico de urgência para que possa dar-se o tratamento adequado com maior rapidez. Durante a espera, deve-se mante-lo em lugar fresco e sombreado, é conveniente deixa-lo com roupas leves, colocar gelo sobre a cabeça e molhar o seu corpo.
AS MORTES POR INSOLAÇÃO SÃO FREQUENTES?
O aumento da temperatura corporal que produz a insolação é sempre uma ameaça a vida. Quando a temperatura corporal for maior que 42°C, produzem-se lesões irreversíveis no cérebro que podem ser acompanhadas de choque, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e morte. Esta apresenta-se em 20% dos casos, e dependendo em grande parte da maior ou menor rapidez com que se aplica o tratamento.
É ÚTIL PROTEGER-SE COM CHAPÉUS DE PRAIA PARA PREVENIR A INSOLAÇÃO?
Em muitos casos não, uma vez que a maior parte destas peças não impedem a penetração dos raios solares.
É BOM MANTER A CABEÇA ÚMIDA?
Não, já que as gotas de água atuam como pequenos cristais de aumento sob a ação solar.
É aconselhável dosificar a exposição aos raios solares, colocando-se à sombra a cada 15 ou 20 minutos. É também conveniente evitar os esforços excessivos e as bebidas alcoólicas e geladas.
VEJA MAIS: