A caminhada faz bem para os músculos e também para a mente, por isso é recomendável faze-la em ambiente ao ar livre, onde a paisagem se muda a cada passo.
É muito agradável saudar as pessoas que se encontra, ver a natureza, os pássaros em revoadas com seus cânticos alegres, sobre tudo receber o ar puro da manhã.
Para um bom resultado é recomendável que se pratique alongamentos antes de fazer a caminhada, possibilitando o movimento dos músculos do corpo com mais facilidade ao caminhar.
As caminhadas de no mínimo 1 hora de duração são especiais aos cardíacos e pessoas com sistema nervoso alterado.
REGRAS INDICADAS PARA INICIAR 'CAMINHADAS'.
*Inicia-se com um tempo médio de 20 minutos, aumentando-se gradativamente de 5 em 5 minutos até atingir 1 hora.
*O tempo final pode variar com a idade, capacidade e disponibilidade do exercitante.
A CAMINHADA É SUFICIENTE PARA FIRMAR BARRIGA, BUMBUM E COXAS?
Sim, ainda mais para quem adota a atividade para sair do sedentarismo, porque ela vai despertar os músculos desacostumados ao estimulo e tonificar o que antes estava flácido. Mas é preciso caminhar com regularidade (três vezes por semana, no mínimo) e planejamento para conseguir esse resultado e outros como perder peso e melhorar o condicionamento.
Lembrando que os benefícios são proporcionais à intensidade do exercício. Fazer treinos intervalados, com caminhada em ritmos forte e fraco e até corrida,
e colocar terrenos inclinados no trajeto são jeitos de dificultar o exercício para queimar mais calorias, perder medidas e fazer os músculos aparecerem. Também se quiser turbinar o trabalho de barriga, glúteos e coxas fazer uma série de abdominais e agachamento depois da caminhada, observação - sem peso no início, depois aumentando a carga aos poucos.
A PRÁTICA DE ESPORTES ESTIMULA O CÉREBRO?
Sim, quem pratica o esporte sabe que a hora do treino é propícia para ter compreensão súbita de alguma coisa, indicando um momento único de esclarecimento e tomar decisões, pois a atividade oxigena o cérebro e libera substâncias que ajudam a lidar com o stress.
Testes americanos revelaram resultados melhores em avaliações intelectuais feitas em movimento do que com indivíduos parados e vários estudos já provaram que exercícios aeróbicos aprimoram a memória, a atenção e o raciocínio mais do que os de força.
Mesmo parecendo que o praticante está em busca do nada, seu corpo recebe benefícios incalculáveis, tendo mais ânimos para realização de seus trabalhos diários como se fosse um recomeço a cada dia que passa. Além do emagrecimento o movimento do corpo deixa o cérebro mais inteligente.
VEJA MAIS: