A superfície do corpo está envolvida por um órgão extremamente complexo denominado pele, pesa aproximadamente 16% do peso corporal, e sua superfície cutânea flexível, mede cerca de 1,5 a 2 metros quadrado, no adulto.
CONSTITUI-SE BASICAMENTE:
1. EPIDERME: (região superficial)
2. DERME: (camada cutânea)
3. HIPODERME: (região subcutânea)
A COLORAÇÃO DA PELE DEPENDE DE TRÊS FATORES FUNDAMENTAIS:
1. Coloração própria da epiderme, que varia de acordo com a sua espessura.
2. Grau de irrigação sanguínea.
3. Pigmentos primários, a melanina, a hemoglobina e o caroteno.
AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PELE SÃO:
* Proteção: A pele possui a finalidade de proteger os órgãos internos contra as impurezas externas, mantendo-os com saúde. Possui componentes protetores como o colágeno, que garante a resistência e flexibilidade no caso de traumatismo.
* Equilíbrio térmico: O equilíbrio térmico do corpo encontramos no sistemas epitelial, com atuação das glândulas sudoríparas, com suas funções de écrinas, inapócras e sebáceas. Cada uma com suas funções, na regulação térmica, e também juntamente com o suor, possuem ação bactericida.
* Nutrição: A pele atua como via nutricional dos demais órgãos, pois quando pensamos em nutrição, logo nos vem a mente o uso oral dos alimentos e seus complexos vitamínicos. A ação da pele como órgão de assimilação é o que acontece depois da absorção digestiva, ou seja as substâncias que resultaram da digestão dos alimentos são levados pele corrente sanguínea a todas as células e ai transformaram-se na própria substância celular.
* ELIMINAÇÃO DE TOXINAS: Os incômodos produzidos por dermatoses ou doenças da pele, caracterizadas por manifestações alérgicas persistentes; contudo, muitos não sabem que as diversas enfermidades epiteliais indicam deficiências orgânicas, vitamínicas, proteínas ou de outra origem.
Sem esses fenômenos de efeitos desintoxicantes, o comprometimento interno seria bem maior.
Um dos exemplos é a deficiência da vitamina B 5 (niacina), que dá origem a doença caracterizada pela formação de eritemas, coloração avermelhada da pele e queimação da pele do pescoço, punho, braços, pernas etc.
A eliminação de toxinas através da pele pode ser percebida, quando um enfermo submete-se a tratamentos naturopáticos de desintoxicação, então ocorrem mudanças na pele, decorrentes da limpeza dos órgãos digestivos, urinários e respiratórios.
Está relacionado também à eliminação de água, que não consegue perceber a olho nu, ou seja é um microprocesso respiratório existente na pele, insensível que não sente a sensações de frio ou calor, mas que muitos nos ajuda na limpeza, excreção e nutrição da pele.
*Embelezamento: A pele tem também a finalidade de embelezar o corpo humano, dando finíssimo e delicado acabamento em todas as partes, desde as mais ásperas até as mais sensíveis. É tida como revestimento do corpo.
VEJA MAIS: